Tuesday, May 16, 2017

Arte pura


Quem visitar a Riviera Nayarit vai se impressionar com a riqueza do artesanato local produzido pelos índios Huichol, que se transformou em uma atração turística à parte no Pacífico Mexicano e forma um acervo histórico da mais alta relevância.

O grupo étnico indígena, que vive, principalmente, no alto das montanhas de Sierra Madre e nas regiões de Jalisco, Nayarit, Durango e Zacatecas, escapou da conquista dos espanhóis. A tribo é uma das últimas na América do Norte que ainda preservam rituais e crenças dos tempos pré-colombianos. Eles referem-se a si mesmos como Wixáritari, que significa, "o povo", na língua nativa Huichol. Consideram-se também “espelhos dos Deuses”. São pessoas místicas, cuja cultura e arte proporcionam um encontro cultural e educacional fascinante.

Os Huichóis desenvolvem um trabalho artesanal repleto de estilo e cores, estampando em cada material suas impressões e crenças. E a produção é mesmo diversificada, com direito a vasos, potes, cuias e esculturas de animais, todas feitas de barro e decoradas com miçangas. As pulseiras de miçanga que formam flores estão entre as mais requisitadas pelos viajantes. Outra especialidade são os panos, bolsas e roupas com bordados de flores e desenhos típicos. Para alegria das crianças e dos colecionadores, são também produzidas bonecas vestidas igualmente às índias.

Essas preciosidades estão em feirinhas de artesanato em Bucerías, La Cruz de Huanacaxtle, Sayulita, San Pancho e San Blas. A beleza da arte dos Huichóis estimula até os hotéis a liberar, em determinados horários, parte das dependências para feirinhas com a venda de produtos típicos.

No comments:

Post a Comment